quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Foliculite!!

Sempre achei interessante a forma como as doenças apareçem na dermatologia....quando um caso surge, parece que atrai outros, essa semana foi a minha semana "Foliculite", logo, resolvi esclarecer um poquinho pra vocês.

O que é?
Infecção dos folículos pilosos causadas por bactérias do tipo estafilococos. A invasão bacteriana pode ocorrer espontaneamente ou favorecida pelo excesso de umidade ou suor, raspagem dos pelos ou depilação.
Atinge crianças e adultos podendo surgir em qualquer localização onde existam pelos, sendo frequente na área da barba (homens) e na virilha (mulheres).

Sinais e sintomas

Ocorre a formação de pequenas pústulas ("bolhinhas de pus") centradas por pelo com discreta vermelhidão ao redor. Alguns casos não apresentam pus, aparecendo apenas vermilhidão ao redor dos pelos. Quando as lesões são mais profundas, formam-se lesões elevadas e avermelhadas que podem ter ponto amarelo (pus) no centro. Pode haver dor e coceira no local afetado.

formação de pequenas pústulas ("bolhinhas de pus") centradas por pelo com discreta vermelhidão ao redor. Alguns casos não apresentam pus, aparecendo apenas vermilhidão ao redor dos pelos. Quando as lesões são mais profundas, formam-se lesões elevadas e avermelhadas que podem ter ponto amarelo (pus) no centro. Pode haver dor e coceira no local afetado

Tratamento
O tratamento é feito com antibióticos de uso local ou sistêmico(oral) específicos para a bactéria causadora e cuidados antissépticos, além de evitar fatores predisponentes, como a depilação, ou seja, vai ter que correr para o laser.
Tenho feito muitassss barbas por essa causa!



A tal foliculite de barba!
                                            



Nenhum comentário:

Postar um comentário