quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Prurigo Estrófulo



Gente, com a chegada do verão tenho recebido váriossss pequenos com prurigo estrófulo, assim que eu pronuncio esse nome as mamãe de plantão ficam apavoradasss, a minha próxima conduta é explicar tudo sobre o quadro e ter a maravilhosa sensação das mães repirarem aliviadas bem na minha frente.heheh
Vamos lá? na verdade se trata de uma reação de hipersensibilidade à picada de insetos, como mosquitos e pulgas.Ocorre o surgimento na pele de pápulas (pequenas lesões elevadas) avermelhadas e vesículas (pequenas bolhas) principalmente nas áreas expostas a picadas de insetos, como as pernas e os braços, mas que podem se disseminar também pelo tronco( isso desespera as mães e pacientes!), sempre acompanhadas de coceira intensa.
O tratamento geralmente é feito com corticóides tópicos e antibioticos em caso de infeção secundária.
O mais importante é a prevenção das picadas com os repelentes( no caso de bebês maiores de 6 meses),mosquiteiros( sempreee) e inseticidas, quando a criança não estiver dentro do quarto claro!
Espero ter esclarecido um pouquinho!
Bjocas!

Adicionar legenda


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. E como fotógrafa destes pequenos seres encantadores, tenho recebido a cada 5 crianças, 2 com isto também, o que "estraga a foto" e me obriga a tratar pontinhos ppor pontinhos, evidentemente.
    Morro de dó.

    ResponderExcluir